(51) 99845-1392 ricardo@raifone.com.br

A conectividade tem revolucionado inúmeras áreas dentro e fora do âmbito tecnológico, com o universo aeroespacial não seria diferente. A abundância de informações gerada por cada aerotransporte tem transformado cada voo em dados muito importantes. Toda essa conexão tem o poder de tornar eficiente cada etapa do voo.

O principal desafio é o que fazer com toda essa informação que é coletada, do decolar ao aterrissar, sobre o desempenho do avião e sobre as condições externas e internas que determinaram tal desempenho.  Você e eu estamos numa época onde a alta velocidade da conexão é supervalorizada, mas muito ainda pode ser feito na indústria aeronáutica.

 

O que é um Avião Conectado?

 

O termo está relacionado com a coleta de dados que o avião proporciona, como:

  • Desempenho do voo;
  • Condições climáticas e ambientais;
  • Manutenção;
  • Viabilização de manobras;
  • Monitoramento de todo o espaço aéreo
  • Consequentemente maior controle das aeronaves

Entre outras informações que deverão ser utilizadas para deixar as viagens ainda mais seguras, rápidas, eficientes e confortáveis, sendo feita de forma eficiente.

Para que isso aconteça, é preciso que esse conteúdo seja enviado para a pessoa certa e de forma rápida (de preferência, em tempo real), para que se possa garantir a maior eficácia na obtenção de resultados e otimização.

A conectividade de um avião, por exemplo, pode evitar atrasos, desvios de rota e até do cancelamento dos voos.

Tecnologias e aplicação

Já existem novas tecnologias disponíveis, que utilizam a conectividade para aprimorar as atividades aéreas que ajudam muito o piloto.

Um bom exemplo são os controladores de voo que possuem um sistema de patrulhamento aéreo cooperativo que se conectam entre si. Os aviões indicam sua posição por meio de sistema de navegação por satélite, transmitindo as informações mediante uma frequência de rádio. Essa tecnologia é mais eficiente e deve substituir o radar.

As principais vantagens para os controladores de voo estão no fato de que os dados obtidos através dessas conexões, além de poderem ser registrados e utilizados posteriormente para analise dos voos que já se encerraram também fornecem informações sobre a aeronave em tempo real.

Solução dos principais problemas atuais

Algumas pesquisas feitas apontam para aviões conectados a sistemas de navegação por satélite podem levar a uma economia considerável na utilização de combustíveis fosseis a cada viagem, o que também aponta uma redução em milhões de toneladas de  (dióxido de carbono) lançados na atmosfera, um ponto positivos nas contas das companhias e do meio ambiente.

Um outro ponto foi o  problema global latente que são os atrasos nos voos. As companhias que já utilizam as conexões para o monitoramento e administração das aeronaves, tem impactos milionários em seus orçamentos e também grande redução nos atrasos e desvios.

O futuro pode ser agora

Para que a conectividade das aeronaves dê frutos e seja uma realidade global, é preciso que sejam desenvolvidos mais dispositivos e programas conectados, além de softwares capazes de transformar toda essa informação em resultados aplicáveis. Isso só será possível através de investimentos, tanto financeiros, como também educacionais.

Cabe a essas iniciativas a grande mudança para a indústria aeroespacial e para o mundo. Através dos aviões conectados, encontraremos o segredo para uma nova viagem, mais segura, confortável e inovadora, visto que a cada dia vem surgindo inovações para deixar o espaço aéreo com monitoramento transparente e confiança. Tudo para poder levar ao seu cliente a confiança e o conforto exigido na hora de adquiri-los.

Então gostou do artigo, espero que sim. Deixe seu comentário com dicas e sugestões do que você quer ver por aqui!

Um abraço e até a próxima!

Dúvida? Pergunte-me