A verdadeira missão de um coach é fazer com que as pessoas entendam e acreditem que possam ser melhores, para que consigam caminhar numa direção de vida que traga bem-estar e sucesso.

É possível perceber que todo mundo tem um sonho que quer realizar. Esses sonhos são motivados por questões racionais, impulsionadas pelo subconsciente, ou para alimentar questões emocionais. Outrora, é possível perceber também que nem todos conseguem realizar esses projetos ou sonhos.

É aí que o coach entra em ação e é por isso que o mercado de coaching vem crescendo em larga escala todos os anos, com uma previsão a longo prazo muito favorável. Já pensou em se aventurar nesse nicho?

Assim, pesquisas recentes publicadas pela revista Exame apontam que, na América do Norte e Europa, a cada 1 milhão de pessoas, apenas 40 são coaches. No Brasil esse número cai para 4.

A mesma pesquisa aponta que o processo de coaching é muito importante, porque a maior parte dos clientes tendem a desistir no meio do processo entre o estado atual e o estado desejado, o coach tem um papel importante de acompanhar e apoiar mentalmente essas pessoas.

Muitas dúvidas permeiam o universo do coaching. Por isso, antes de abordarmos especificamente o coaching de liderança, vamos falar sobre os conceitos gerais que permeiam esse nicho.

O que é o coaching afinal?

O coaching é o especialista em determinado assunto que vai aplicar as técnicas de coaching. Guarde esse conceito, pois ele vai te acompanhar muito nesse texto. O coaching vai dar todo o apoio técnico e mental, através de estratégias personalizadas para o coaching, quem vai passar pelo processo de desenvolvimento pessoal, ou seja, o cliente.

O profissional não precisa ser um médico, terapeuta ou psicólogo, como muitos pensam. Ele só precisa entender profundamente de um assunto e ter fundamentos para ajudar uma outra pessoa com tal conhecimento.

Agora que você já entendeu como funciona, a seguir, saiba quais são as principais tendências de coaching:

Tendências de coaching

1)    Atendimentos em grupo

São serviços mais acessíveis e abrangem um número maior de pessoas por sessão. A grande vantagem é que elas podem se ajudar e fortalecer o proposito me comum. Esse tipo de coaching é muito comum no nicho de emagrecimento.

2)    Dois coaches X Um cliente

É possível fazer parceria entre coaches em determinados casos. É muito comum nos casos acima, de atendimento em grupo.

3)    Atendimentos virtual

A diferencia entre o coach e o coaching não é um problema. É muito comum o atendimento ser feito via Skype, WhatsApp, e-mail, Facebook, Instagram, etc. As consultas podem ser feitas em qualquer lugar, de forma simples, rápida e tecnológica.

4) Uso de técnicas do coaching em outras funções

Treinamentos, palestras e cursos já contam com o uso de ferramentas e estratégias de coaching para sua aprimoração.

Coaching de Liderança

O Coach de liderança é um profissional que vai ensinar os seus clientes a desenvolver a sua verdadeira essência como um líder. Ele vai te mostrar como suas atitudes podem inspirar e motivar a sua equipe a alcançar o desempenho que você espera.

A liderança pode ser desenvolvida por todos, não importa se você é um estagiário ou o CEO de uma empresa.

Outra qualidade de um coach de liderança, é que ele vai te mostrar que você deve estar atento as novidades e tendências do seu nicho e, assim, estar sempre à frente dos demais. Estar atento a questões tanto do universo corporativo, como da natureza humana, fazem parte da qualificação de um líder de sucesso.

Qual a importância desse tipo de coaching?

Alguém que te ajude a ter respostas na ponta da língua, te ensine a transparecer segurança, e te mostre técnicas para conquistar a confiança das pessoas ao seu redor, com certeza é uma boa pedida, de extrema importância.

Quando as coisas não saem como planejado e o grupo se depara com situações de estresse, desafios e pressão psicológica, o líder deve estimular a sua equipe e desenvolver estratégias para que possam refletir sobre o problema e consigam desenvolver ferramentas para sua resolução.

Tanto o Coach quanto o líder a ser treinados devem contribuir para o aprendizado da equipe.

Estar motivado é algo que começa de dentro para fora, eliminando os sentimentos negativos, os gatilhos de sabotagem, e tudo que impede o desenvolvimento pessoal. Assim, é possível, superar adversidades, alcançar os objetivos e conquistar o extraordinário.

Todos os nichos do cotidiano e da vida estão conectados de alguma forma. Desta forma, se trabalhar com um bom foco, outras áreas serão impactadas positivamente.

É bom lembrar que o acompanhamento com o coach dá apenas estratégias, quem vais escolher qual caminho trilhar e qual ferramenta usar é você. Se você trabalha no ramo, deixe sempre claro esse fator.

Dúvida? Pergunte-me