Quando vamos investir em um negócio, precisamos escolher se vamos apostar áreas onde a concorrência já está estabelecida ou explorar novos rumos. Por isso, identificar tendências de mercado é tão importante identificar quais tendências de mercado e descobrir qual a melhor área para si.

A princípio, aos que optam por investir nas áreas conhecidas no mercado, é um pouco mais simples. Basta apenas competir com a concorrência e construir o seu lugar ao sol. Se o empreendimento for bem pensado, estruturado e administrado, o sucesso é quase certo.

Contudo, para aqueles que preferem se aventurar no desconhecido, descobrir o mercado, explorar o marketing e a inovação, os resultados chegam a longo prazo, ainda que certo e muito mais impactantes.

A seguir, confira 10 dicas de como explorar e identificar tendências de mercado e empreendedorismo, para você investir e arrasar:

1.     Economia de Experiência

Apesar de ser um termo criado a cerca de 20 anos atrás, é um conceito que é mais valorizado no cenário atual.

Basicamente, se trata de desenvolver serviços e produtos que desencadeiem no consumidor experiencias únicas e memórias que ele nunca vai esquecer.

Assim, além do valor monetário do seu produto, você deve criar um valor sentimental, intangível.

Um grande pioneiro nesse ramo foi Walt Disney, e não é a toa: seus parques e produtos são altamente consumidos e sempre deixam um gostinho de quero mais.

2.     Marketing Interativo

É um ramo do marketing que visa interagir com o publico alvo e, em vista a resposta adquirida formula novas ações e futuras interações, permutando de uma maneira cíclica. Assim, ele recolhe os dados para aperfeiçoar a própria estratégia.

Uma maneira incrível de estabelecer conexão e engajamento com o consumidor, que se beneficia mutuamente já que o sistema vai se adequando com as suas preferências. Uma forma inteligente também de fidelização de cliente.

É basicamente o que o algoritmo faz com as redes sociais, captando suas interações, para tornar, sua experiencia cada vez mais relevante.

3.     Eventos ao Vivo

É uma tendência de mercado a 3 anos, mas em 2019 está vindo com cada vez mais força. Transmissões ao vivo estão cada vez mais populares nas redes sociais e no YouTube, e podem render uma boa grana para quem é influenciador ou produtor de conteúdo, devido a alta adesão e visualização, além dos patrocinadores adorarem.

Outras plataformas que se destacam são o Periscope, Twitch, Hitbox e Azubu.

4.     Realidade Virtual

A realidade virtual está ganhando muito espaço e em 2019 estará mais em voga ainda. Tudo isso, graças ao desenvolvimento tecnológico dos últimos anos.

Televisões, óculos e aparelhos em geral já estão sendo preparado para receber tal tecnologia. Quem gosta de investir ou trabalha no ramo, fique de olho, pois os pioneiros da área e quem, de fato, obter as patentes, vai se dar muito bem.

5.     A Internet das Coisas

O termo se trata de projetar e desenvolver objetos que sejam de uso comum no nosso cotidiano, mas que estejam conectados na Web.

Essa é uma das tendências que está em maior ascensão, e conta com um time pesado de investidores.

Atualmente, já estão sendo desenvolvidos cursos profissionalizantes voltados diretamente para essa área e, apesar da crise trabalhista, quem trabalha com desenvolvimento tecnológico tem encontrado muitas oportunidades e não fica parado.

Em relação aos objetos conectados, nós já temos conexões elétricas, televisões, geladeiras, ar-condicionado, óculos, relógios, automóveis e até aeronaves.

Por fim, se você se interessa em se aventurar pelas novidades e o que há de mais novo no mundo dos negócios, lembre-se de manter sempre uma visão ampla mercado. Entenda quais são as necessidades atuais do mundo dos negócios e do consumidor e se você está disposto a supri-las. Estar a frente do desenvolvimento só é ruim para quem tem medo de inovar. Para os corajosos, cabe o sucesso.

Dúvida? Pergunte-me