Quem nunca assistiu animações futurísticas, como a família do futuro, e se fantasiou vivendo numa casa totalmente tecnológica? Imagine só, nos cômodos da sua casa, a possibilidade de os eletrodomésticos, moveis e até o sistema elétrico, responderem a seus comandos sem precisar de interruptores, apenas com o comando da sua voz, o simples estalar de dedos ou bater palmas. Parece até história de cinema!

Se você for parar pra pensar, apesar de já termos avanços tecnológicos grandiosos, é difícil imaginar que esse tipo de tecnologia seja viável num futuro próximo. Mas, acredite: essa é uma realidade atual!

Já estão disponíveis dispositivos e sistemas que transformam a nossa rotina numa verdadeira experiencia digital e inovadora! Alguns deles já estão disponíveis aqui no Brasil e até mesmo no nosso cotidiano, porém ainda não estão integrados entre si.

Apesar disso, já existem casas que são projetadas e construídas sobre um conceito de conexão entre os cômodos e entre os eletrodomésticos e moveis, tudo isso ligado a sistemas na internet, com o objetivo de trazer mais conforto, praticidade e tecnologia pra você.

Casas conectadas

Também conhecidas como casas inteligentes, as casas conectadas são casas que estão ligadas a sistemas de automação avançados, que controlam e monitoram toda a construção.

Elas estão vindo com tudo, para solucionar os principais problemas do nosso cotidiano e simplificar as nossas ações, economizando tempo e deixando assim o nosso dia-a-dia mais otimizado.

Vai muito além de eletrodomésticos ligados a internet (como as TVs digitais) ou ao seu smartphone. O conceito se refere a um sistema de aparelhos que, conectados uns aos outros e conectados a inteligências artificiais e sistemas de segurança, executam funções através de comando de voz e reconhecimento facial, coleta dados sobre o desempenho dos sistemas nos diversos cômodos da casa indicando manutenção ou alertas de segurança e desempenham controle sobre:

  • Iluminação
  • Temperatura
  • Controle de energia
  • Gerenciamento da água
  • Segurança e monitoramento por vídeo
  • Coleta de informações sobre os desemprenho dos aparelhos da casa

Entre outras diversas funções.

Realidade distante?

Apesar das casas conectadas serem uma realidade, não são comuns exatamente porque é uma tecnologia que custa muito caro. Esse alto custo se deve ao baixo desenvolvimento desse tipo de material no mercado, juntamente com os poucos profissionais na área de Internet e também da área da ciência que estuda e produz matérias e objetos conectados, além da resistência das pessoas a investirem e adquirirem essas novas tecnologias.

O que podemos esperar das casas conectadas e os avanços futuros?

As casas conectadas certamente serão uma realidade cada vez mais viável, ao longo dos próximos anos. Além dos assistentes virtuais que poderão nos auxiliar a realizar operações através de comando de voz, como o controle de temperatura, energia, operações em fogões e geladeiras, além de pesquisas na internet por áudio, estão sendo desenvolvidas inteligências artificiais capazes de interpretar emoções, entonação de voz e padrões de comportamento, para adaptar e agregar cada vez mais funções às necessidades de cada indivíduo.

Não demorará para que tenhamos essas tecnologias em mãos, e já é possível afirmar que o futuro que sonhamos está mais perto do que você imagina!

Então gostou do artigo, espero que sim. Deixe seu comentário com dicas e sugestões do que você quer ver por aqui!

Um abraço e até a próxima!

Dúvida? Pergunte-me