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Com a revolução digital e o aumento visível do acesso a conteúdo, multimídia e notícias, o marketing online e estratégias de divulgação estão sendo cada vez mais estudados e desenvolvidos. Além disso, ferramentas de redes vem sendo exploradas para tais fins de forma cada vez mais inovadora.

Uma dessas estratégias é a criação de sites e blogs. É possível fazer muitas coisas diferentes com essas plataformas, com intuito de engajar, atrair e fidelizar leitores. Uma ferramenta diferente, que vem sendo muito utilizada é o conteúdo em áudio.

Tipos de conteúdo em áudio

Se você está interessado em utilizar essa ferramenta, saiba que são muitas possibilidades para esse formato de conteúdo conforme a seguir:

1.      Posts narrados

Simplesmente, esse recurso é uma ferramenta para que os seus leitores possam acompanhar o conteúdo com uma narração. Estão disponíveis na web algumas opções de plugins e ferramentas para converter seu texto em áudio, hoje em dia também encontramos livros narrados por completo nas plataformas digitais.

2.      Podcasts

Os podcasts são como programas de rádio, nos quais você abordará o interesse do seu público. O sucesso desse tipo de conteúdo vai depender de um bom planejamento de postagens e você pode utilizar estratégias de marketing para engajar seus ouvintes. O YouTube é uma boa plataforma para isso.

3.      Áudiobook

Tem uma proposta parecida com a dos posts narrados, o áudiobook é simplesmente um e-book convertido em conteúdo de áudio. Então, quando um leitor adquirir o livro, ele poderá escolher baixa-lo tanto numa opção em texto, quanto em formato MP3. Acredite, os audiobooks são muito populares e estão sendo cada vez mais consumidos.

O que os números dizem sobre isso

Estudiosos no assunto realizaram uma pesquisa a respeito do podcasts em 2018, foi apontado que 44% dos entrevistados já ouviram podcasts, 4% a mais que em 2017. Desta porcentagem, metade é público fiel de algum programa. Os números são muito parecidos quanto ao ganho de popularidade dos audiobooks. Isso vem mostrando a força que os conteúdos de áudio estão ganhando.

Principais vantagens do conteúdo em áudio

Além da versatilidade e aumento do engajamento com o seu leitor, existem outras vantagens de utilizar esse tipo de formato de dados:

1.      Aumentar a captação de leads

Quando falamos em marketing digital, um dos primeiros objetivos a serem desenvolvidos é a captação de leads. O conteúdo de áudio pode ser uma forte ferramenta no auxílio para isso.

Um bom exemplo, são plugins que, para reverter o seu texto em um arquivo de áudio, pede ao usuário para inserir o e-mail e, assim, receber a narração. Nos podcasts, você poderá incentivar os seus ouvintes a de cadastrar na sua newsletter, uma forma de receber por e-mail toda vez que um conteúdo novo subir.

2.      Um conteúdo mais versátil

Mais da  metade dos usuários tem o costume de ouvir podcasts e audiobooks em lugares variados: indo para o trabalho, nos transportes públicos, academia, e por aí vai.

Isso aponta que você pode estar conectado com o seu ouvinte onde e quando ele quiser, tornando o seu conteúdo mais versátil, prático e acessível de ser consumido.

3.      Variedade

Experimentar um novo formato para o seu blog/site pode ser uma boa pedida. Não é difícil criar um conteúdo de áudio, é só variar, como os demais conteúdos. O mais legal é que ele chamará a atenção, já que não são todos os blogs e sites que utilizam essa ferramenta.

4.      Narração e emoção

Além da comodidade de ouvir em vez de ler, o tom de voz do narrador também pode determinar emoções, o que pode ser uma nova fonte de experiências sensoriais para o interlocutor. Através disso, é possível facilmente criar uma conexão com o seu público.

5.      Acessibilidade e o conteúdo em áudio

Através desse tipo de formato, também é possível incluir pessoas com necessidades especiais de uma forma excelente. É importante destacar que, mesmo com o uso de softwares leitores, o consumo de conteúdo por deficientes visuais pode ficar prejudicado, exatamente por conta das maquinas não fazerem interpretação dos textos ou mesmo a leitura sem emoção.

Por isso, algumas medidas devem ser tomadas para que o conteúdo seja entregue da melhor forma possível.

Quer uma nova aposta para inovar e engajar o seu blog? Os conteúdos em áudio podem ser uma boa pedida. Além do mais, o custo benefício é muito bom para o bolso, comparado com a produção de vídeos e infográficos. Inovar é primeiro passo para o caminho do sucesso.

Então é isso, espero que tenha gostado do artigo.

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