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Tudo no comportamento do ser humano evolui com o passar do tempo. Com o comportamento de compra não seria diferente: a forma como compramos, procuramos pelos produtos, interagimos com as marcas e consumimos os produtos

Quando compramos um produto, não estamos adquirindo ele apenas pelos benefícios funcionais ou pelos serviços que ele pode oferecer. Contudo, levamos em conta se nós nos identificamos de alguma forma com os valores passados pela marca, se ela nos oferece algum tipo de experiência.

Além disso, somos constantemente influenciados digitalmente, estamos sempre comparando os custos benefícios dos produtos através de pesquisa, nos envolvemos realmente com o propósito daquele serviço.

Baseado nesse contexto, surgiu o Marketing Centrado do Ser Humano.

 

Mas, o que é o Marketing Centrado no Ser Humano?

Atualmente, o marketing não engloba apenas a venda de produtos e o nível de satisfação do consumidor, mas ele também tem desenvolvido ferramentas para conectar o cliente, gerando valor aos produtos e serviços.

Esse ramo do marketing prioriza as necessidades dos clientes como o foco das estratégias, uma base forte para a estratégia como um todo.

Engloba tudo: cultivo de leads, engajamento, criação de persona e Marketing de Conteúdo; tudo com uma visão humanizada, com objetivo de resolver as principais questões propostas pelo cliente.

Por que esse tipo de marketing se tornou tão popular?

De fato, a publicidade tradicional ficou no passado. Exatamente, porque, no cenário atual, encantar o cliente e torna-lo fiel é um dos desafios que nos levam ao sucesso.

A princípio, o Marketing de Conteúdo precedeu o marketing humanizado, porque nos mostrou que o caminho das pedras estava em entregar produtos e serviços com cada vez mais valor e relevância aos clientes.

Contudo, hoje é necessário incorporar ferramentas e práticas mais humanas, focadas em criar uma conexão com o consumidor, pois é que eles buscam

Com certeza, o primeiro passo é compreender como o cliente vê e interage com a sua marca. Isso inclui quais são seus objetivos, comportamentos, necessidades e personalidade do seu público alvo, assim, desenvolver estratégias a partir do perfil encontrado

 

4 dicas para aplicar o Marketing Humanizado

1.     Conheça os seus clientes

Primeiramente, ouça ativamente os seus clientes, conheça-os bem. Tente manter um contato pessoal, as pessoas se sentem acolhida com esse comportamento, e você poderá, além de descobrir o perfil do seu consumidor, entender a visão dele sobre o seu serviço.

Lembre-se de fazer perguntas estratégicas, mas de forma pessoal e humanizada, assim você obterá as melhores respostas.

2.     Seja empático

Adicionalmente, leve em consideração na hora de desenvolver a sua estratégia o seguinte fator: o que a sua marca está fazendo para melhorar a vida do seu cliente? Qual o impacto dela na sociedade? Será que ela traz felicidade para quem a consome?

Se coloque no lugar do seu cliente ao considerar as metas, desejos e necessidades. Qual experiência você acha que seu público gostaria de ter ao utilizar sua marca?

3.     Sempre utilize abordagens inclusivas

Outrora, reveja se sua marca se mobiliza para atender as necessidades da diversidade do seu público alvo, tanto no produto em si, como na estratégia de marketing e comunicação.

Sua abordagem deve ser inclusiva, levando em conta fatores como faixa etária, região, aspectos culturais, orientação sexual, identidade de gênero, questões étnicas, etc. Por isso, é bom conhecer muito bem o seu cliente, assim, vocês vão poder falar a mesma língua.

4.     Valor, Missão, Visão

Por fim, marcas de sucesso tem bem definidas quais são os seus valores, missão e visão de negócio. São esses três fatores que vão direcionar as atividades da sua empresa.

Atualmente, o ser humano tem necessidade de se conectar emocionalmente e sentimentalmente com aquilo que consomem. Produtos e serviços que estejam alinhados com os seus valores pessoais fazem com que o cliente sinta que valeu a pena gastar tempo e dinheiro por aquilo.

Por isso, sempre deixe claro os propósitos da sua empresa, isso será importante para que o seu público alvo te reconheça e se reconheça no seu produto

Quer investir em algo que trará engajamento e sucesso para o seu negócio, de forma orgânica e sólida? Invista em Marketing Centrado no Ser Humano!

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